ONG Abutres da Mantiqueira / Piranguçu - Sul de Minas

 

 

[Neste Site]

BOULDER

O   boulder   é uma das modalidades da   escalada   em   rocha , praticada sem o uso dos equipamentos de segurança convencinais como cordas e mosquetões.

O boulder consiste em escalar pequenos blocos de   pedras , geralmente com altura não superior a 6 metros, onde os movimentos para finalizar o boulder são geralmente de extrema dificuldade técnica e exigem força.

Outra particularidade do boulder é que as vias feitas nesses blocos de pedras são chamados de "problemas" ou "problemas de boulder", diferente da escalada tradicional ou esportiva onde temos "vias".

Para a prática de boulder é necessário   sapatilhas , carbonato de   magnésio   (para as mãos)   Crash Pad   e um segurança de corpo (spot).

O segurança de corpo é uma pessoa cujo o papel é fazer com que o escalador caia em pé em cima do   crash pad , isso dá-se pois muitas vezes o escalador pode cair de mau jeito e mesmo em cima de um   crash pad   ele pode se machucar.

Alguns importantes locais para a prática de boulder no Brasil são   Conceição do Mato Dentro   - Salão de Pedras,   Ubatuba ,   Sabará , Cocalzinho de Goiás   ,   Pirenópolis , Florianópolis,   Igatu - Chapada Diamantina   e São Thomé das Letras que vem despontando atualmente.

Em Piranguçu também encontramos ótimos locais para pratica deste esporte e alguns esportitas já começam e a explorar essa atividade. Opções não faltam, precisamos apenas sair em busca que a natureza do município nos proporciona muito esporte aventura e emoção.

Fonte: Wickpédia


 

CANYONING EM PIRANGUÇU, PORQUE NÃO?

Canyoning   é um desporto  que consiste na exploração progressiva de um  rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto teve o seu   nascimento   no final da   década de 1970   na   Europa , mais precisamente em   França   e em   Espanha .

O desporto em   Portugal   está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios, que proporcionam esta prática desportiva.

A emoção e adrenalina é a maior atracção para os praticantes que se apaixonam pela exploração de canyons. Aquando do avanço progressivo do rio, os praticantes conseguem ser supreendidos por situações novas e inesperadas.

Ao contrário do que alguns pensam, o Canyoning é um desporto extremamente seguro, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante do desporto uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia.

Fonte: Wickpédia

Saiba como fazer uma denuncia de descumprimento da legislação ambiental

Denúncia

A   Diretoria de Atendimento às Denúncias do Cidadão e de Órgãos de Controle (DADOC)   tem como finalidade receber denúncias de descumprimento da legislação ambiental e de recursos hídricos, e proceder com tal atendimento.

Havendo a necessidade de vistoria in loco a demanda é encaminhada para a devida área técnica ou unidade responsável pela averiguação dos fatos. Após essa averiguação a devida resposta será encaminhada ao denunciante (quando identificado).

Faça sua denúncia aqui no site no final desta página. Mas antes leia algumas informações importantes. O serviço é gratuito, seguro e sigiloso.


O que é denúncia ambiental de competência de atendimento do SISEMA?

São denúncias de competência de atendimento do SISEMA ações que envolvam: cortes de árvores em zona rural; cortes de árvores em zona urbana; intervenção em área de preservação permanente; minerações; indústrias químicas e alimentícias; laticínios; indústrias metalúrgicas; abertura de estradas em zona rural; intervenção em recursos hídricos; postos de combustíveis; fabricação e comercialização de carvão vegetal; pesca ilegal; atividades agrárias (agropecuárias – plantações e criações); intervenções em reserva legal; abatedouros (matadouros); aterro sanitário; lançamento de efluentes sanitários (esgotos); entre outros.


O que preciso informar para minha denúncia ser averiguada?

Para que sua denúncia possa ser atendida é necessário fornecer algumas informações cruciais para a fiscalização. São elas: dados do denunciado (nome e/ou identificação), localização (endereço, locais com referências, mapas, croquis ou coordenadas geográficas) e fato denunciado (de acordo com as competências de atendimento do SISEMA).
Denúncias sem identificação do local ou sem roteiro de acesso e/ou coordenadas geográficas e/ou endereço não poderão ser atendidas, assim como denúncias que não identificam o possível dano causado ou a ser causado.


O que NÃO devo registrar como denúncia?

Atividades relacionadas às podas em árvores; poluição sonora; lava jato que não estejam em postos de combustíveis; maus tratos de animais domésticos e silvestres; aplicação de agrotóxicos não são de competência de atendimento do SISEMA e por isso não devem ser registradas aqui.
Nesses casos você poderá utilizar o 155, em serviços do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), e solicitar a informação do órgão de competência de atendimento.

Denúncias contra servidores ou má utilização de equipamentos do estado devem ser encaminhadas à Ouvidoria Geral do Estado (OGE), por meio do site   http://www.ouvidoriageral.mg.gov.br/ (“manifestação”, no canto direito da tela) para posterior averiguação da unidade de competência no SISEMA.

Como denunciar?

Você pode fazer sua denúncia por meio do:

» Site: preenchendo as informações abaixo;
» Telefone: ligando no 155 - LigMinas – Segunda a sexta, das 7h às 19h;
» e-mail:   denuncia@meioambiente.mg.gov.br , preenchendo e enviando o   Formulário   para denúncia;
» Correio ou presencialmente: preenchendo o   Formulário   para denúncia e encaminhando-o para Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n. Prédio Minas, 1º andar. Bairro Serra Verde - Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 31630-900 (no envelope, escrever Diretoria de Atendimento às Denúncias do Cidadão e de Órgãos de Controle – DADOC).

Em todos os meios, se preferir, poderá manter o anonimato.

Anexos:

Formulário para denúncia   (.docx45 kb)

Fonte - IEF


E-mail: abutresdamantiqueira@yahoo.com.br

Duvidas e outras informações entre em contato conosco.

 

 

 


© Todos os direitos reservados - ONG Ambiental Abutres da Mantiqueira.